Prefeitura de Anapurus doa vacina na campanha contra a febre aftosa para criadores do município

O governo do Maranhão, por meio da AGED, em parceria com a prefeitura de Anapurus, por meio da secretaria municipal de Agricultura, lançou na manhã deste sábado, 12 de maio de 2018, a Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, na região do Baixo Parnaíba.

Por William Fernandes
                                        


A solenidade foi realizada no auditório da Escola Municipal Nercy Monteles, e contou com a presença de autoridades locais, representantes da AGED e dos criadores de gado do município.  A prefeita Vanderly Monteles, por motivo de saúde, não compareceu, mas deixou uma mensagem de agradecimento aos produtores que atenderam aos chamados em todas as ações do município no setor agropecuário.







Numa ação inédita, a prefeitura de Anapurus doou vacinas para todos os criadores do município, cobrindo 100% do rebanho bovino local. No ano passado, já havia doada metade das vacinas.

Após a solenidade de abertura da campanha foi realizada a vacinação de animais na fazenda de Maguel Luquésio, um dos produtores, simbolizando o início da campanha. Em seguida a prefeitura ofereceu um churrasco aos convidados. 

O chefe da AGED regional de Chapadinha, Carlos Henrique Marques, parabenizou a gestão municipal pela iniciativa em comprar e doar a vacina para todos os criadores e disse que o empenho da prefeita Vanderly Monteles é uma grande contribuição no combate à aftosa no estado.

Carlos Henrique orienta como aplicar a vacina






“Fico feliz quando vejo um gestor como a professora Vanderly, que dá importância ao setor primário. A prefeita e os criadores do município estão de parabéns”, destacou Carlos Henrique.

“O rebanho bovino do Baixo Parnaíba é de aproximadamente 80 mil cabeças, mas nem por isso se torna menos importante”, disse o chefe da AGED, que concluiu: “Hoje é um momento de gloria para o estado. Estamos na reta final de conseguirmos os 100% livre da aftosa. Hoje estamos livres, mas com vacinação. Mas a partir de 2020 não vamos mais vacinar o rebanho se tudo der certo. O Brasil deve ficar livre até 2023. É um avanço. O Brasil vai aumentar a exportação de carne. O preço do animal em nossa região vai aumentar”.

O agrônomo da AGED/Baixo Parnaíba, José Ivo, destaca Anapurus como referência no setor agropecuário. “Sempre que venho tenho a satisfação de ver o trabalho da secretaria de Agricultura. Sempre trabalhando em novos projetos. Por isso sempre coloco o município como referência em planejamento das ações na agropecuária. Parabéns ao povo que hoje tem uma prefeita que está desenvolvendo a agropecuária do município”, ressaltou Ivo.

A prefeitura vem estruturando o município no setor agropecuário. Já tem dois tratores disponíveis aos pequenos produtores e vai receber mais um, brevemente. Os produtores podem se cadastrar na secretaria municipal de Agricultura e pedir as máquinas.

Nesse ano de 2018 já foram feitos mais de 100 campos agrícolas com estas máquinas. A secretaria vai entregar as sementes de feijão brevemente aios pequenos produtores e nesta semana terá início a plantação de feijão da “Safrinha Solidária”, uma parceria de sucesso com os grandes produtores de Soja do município, em que toda a produção será doada aos moradores da zona rural.

Outra importante ação da prefeitura será a recuperação de estradas vicinais, que terá início também nesta semana, visando o escoamento da produção de pequenos e grandes produtores.

0 Comentários