Prefeitura de Anapurus e Secretaria de Agricultura apresentam planejamento para desenvolvimento na agricultura em 2018

Nesta sexta (08), foi apresentado aos agricultores familiares de Anapurus o planejamento das atividades da prefeitura municipal de Anapurus para desenvolver a agricultura do município. Sob a coordenação da Secretaria de Agricultura e departamento de Pesca e em parceria com o Departamento de Industria, Comércio e Desenvolvimento Econômico de Anapurus, Secretaria de Agricultura do Estado do Maranhão, AGERP, SENAR, SEBRAE, Sindicatos dos Trabalhadores e Sindicato dos Produtores Rurais, o plano apresentado mostra o compromisso da Prefeita Professora Vanderly com o agricultor de Anapurus.

InF: Blog Ronaldo Araújo

O Secretário Geverson Kerber, fez a abertura dos trabalhos falando da importância de toda a preparação para chegarmos até ali com o planejamento para os produtores. O Planejamento foi apresentado ponto a ponto pelo Diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Delmiro, de forma que todos pudessem opinar nas propostas apresentadas.
Baseado no diagnóstico realizados durante o ano, onde foram identificados os pontos fortes da agropecuária anapuruense serão implantadas Unidades de Referências para incentivar as culturas do Arroz e do Feijão, 200 ha de campo serão mecanizados utilizando os equipamentos recebidos durante o ano de 2017. No planejamento também está previsto a distribuição de sementes e ração para peixe, o cadastro do seguro garantia-safra 2018, a participação no projeto safrinha solidária, onde para alem dos campos plantados em parceria com a Associação de Produtores de Soja, a prefeitura plantará mais 40 ha (20 de arroz e 20 de Feijão). No planejamento também contempla treinamentos, palestras e cursos ministrados pelo SENAR e SEBRAE, para alem da parceira com a UFMA, onde a prefeitura busca disponibilizar vagas de estágios a estudantes dos cursos de Agronomia e Zootecnia que estejam cursando as últimas cadeiras para participarem de projetos no município. Também no planejamento esta previsto a implantação de 5 polos irrigados para garantir produção no período de seca. O Representante da AGERP explicou as regras para participação do Seguro e de como fazer o Cadastro Ambiental Rural.
O Líder político Ivanildo Monteles enfatizou a importância da participação de todos para que o plano fosse efetivamente executado e que somente a união poderia fazer com que o município pudesse demonstrar todo potencial produtivo. A Prefeita Vanderly encerrou o encontro afirmando que a prefeitura esta trabalhando para que a agricultura seja o carro chefe do desenvolvimento de anapurus. Falou ainda que o município será o maior consumidor da produção, garantido de imediato ser o maior cliente dos produtores familiares. Falou das obras do Mercado Publico e da Feira do Produtor que será o ponto de encontro dos produtores para comercialização dos produtos. Garantiu que todos o que plantarem de acordo com as regras da secretaria terão suas lavouras seguradas pelo seguro garantia-safra, e que nem mesmo a divida de quase R$ 36.000,00 deixada de "herança” fará com que o homem do campo que produz nosso alimento fique sem o sua lavoura segurada.


0 Comentários