Polícia identifica suspeitos de estupro coletivo no Piaui


Image title
Acusados do estrupo coletivo

Image title

Diretor do HUT diz que vítimas vão receber atendimento especializado
O diretor-geral do HUT (Hospital de Urgência de Teresina) Gilberto Albuquerque, concedeu entrevista coletiva e explicou a situação das vítimas internadas no hospital.
“Vai ser realizada agora a tarde novos exames nas garotas. As pacientes ainda apresentam um quadro preocupante, uma das jovens está internada na UTI, outra passou por cirurgia e as outras duas estão em uma situação mais estável. A jovem que teve traumatismo craniano é a que está em situação mais grave. Uma das jovens vai ser transferida para hospital particular. Todas elas apresentam lesões de como se tivesse sido arrastadas, agredidas ou jogadas de algum penhasco. Elas chegaram com lesões e terras por todo corpo. Elas também podem terem sofrido tentativa de estrangulamento, mas só a perícia vai poder confirmar o que de fato aconteceu ou quando elas tiverem condições de relatar o que aconteceu. Quando acontece casos como esse existe uma comoção da sociedade como um todo, então todo mundo se envolve para que elas possam ter a melhor assistência. Elas passarão por acompanhamento de psicologia e serviço social e serão resguardadas para que não tenham as lembranças reavidas em suas memórias. As meninas foram isoladas do contato com o público dentro do hospital. Elas apresentam escoriações no rosto, mas não foi feita nenhuma cirurgia de reconstrução de face”, declarou.
A paciente que será transferida é a jovem I.C.M.S, de 16 anos. O estado mais grave é da jovem R.N.S.R, de 17 anos, está internada na UTI com traumatismo craniano.
Image title
De acordo com o delegado Laércio Evangelista, os acusados já foram identificados. Se trata dos menores E; B; D e A. Ao todo são quatro menores e um maior de idade.
“Estamos em diligência ainda, já conseguimos prender três menores que participaram do crime e estamos no sentido de localizar mais dois suspeitos. Eles já confessaram o crime, como aconteceu, o que fizeram”, declarou o delegado.
As quatro vítimas foram levadas para o Hospital Regional de Castelo do Piauí e por apresentarem um quadro bastante grave foram encaminhadas para o Hospital de Urgência de Teresina.
Ainda segundo o delegado, as adolescentes saíram por volta das 16h da tarde de casa para tirar fotos em um morro da cidade. No meio do caminho encontraram os cinco acusados completamente drogados. As garotas foram estupradas por mais de duas horas, chegando a ser espancadas e dopadas.
“A motivação foi o uso de drogas, eles estavam bastante alucinados, viram as meninas no local e não perderam tempo. Todos eles já tem passagem pela polícia da cidade”, continuou o delegado Laércio Evangelista.
De acordo com ele, uma das meninas ficou com o rosto completamente desfigurado por conta dos espancamentos e fez uma cirurgia de reconstrução da face. A outra teve que fazer uma limpeza no organismo por conta dos vários fluidos estranhos que foram encontrados dentro do seu corpo. Uma outra garota teve o bico dos dois seios arrancados por uma faca, e a outra teve várias perfurações de faca pelo corpo inclusive na coxa e no peito.
“Eles agiram de forma bastante cruel, utilizaram facas e chegaram a cortar os seios. Em pelo menos três delas já foi confirmado o crime de estupro. Vai ser questão de tempo para realizarmos a prisão do maior de idade, creio que ainda nesta manhã ele será preso. Os menores estão detidos em Castelo do Piauí e serão encaminhados para Teresina para a segurança deles porque a população está bastante revoltada e não queremos problemas maiores”, declarou.
As vítimas foram encontradas sem roupas, amarradas e desacordadas pelo filho de um policial na cidade. O jovem teve que ser encaminhado para o hospital e ficou internado por ter ficado em estado de choque com a cena que encontrou. Ele respira com a ajuda de balão de oxigênio.
O Governo do Piauí divulgou uma nota para toda a imprensa sobre o caso, afirmando que se solidariza com as vítimas e a família. E que está chocado com todo o caso.
O Governo do Estado do Piauí lamenta e se solidariza com as famílias e as vítimas desse trágico crime no município de Castelo do Piauí. Assim como todos os piauienses, estamos chocados e desejamos a devida punição ao responsáveis o mais rápido possível. 

Assim que tomou conhecimento do crime, a Polícia Militar iniciou a perseguição aos suspeitos.

Além do Grupamento da Polícia Militar de Castelo, foram deslocados para a cidade três outras equipes, além do Gerente de Policiamento do Interior, delegado Willame Moraes para dar apoio ao trabalho do delegado regional, Laércio Evangelista.

Nós da gestão estadual daremos todo o apoio necessário às famílias e colocaremos todo o emprenho da polícia na resolução do crime e prisão de todos os envolvidos.

Wellington Dias
 - Governador do Estado do Piauí
Margarete Coelho
 - Vice-governadora do Estado do Piauí


Pai de uma das adolescentes desabafa: "Minha filha só sabia estudar"
Um homem identificado apenas como Francisco, pai de uma das adolescentes de 17 anos, que foi vítima de estupro e tortura na cidade de Castelo do Piauí afirmou que nunca imaginou que um caso desse pudesse ocorrer no município.
“Eu estava no interior e minha mulher estava com ela. Minha mulher foi para casa e ela não foi porque ia fazer um trabalho. A minha filha sempre liga quando vai para um lugar e sai de outro, mas dessa vez ela não ligou, ligamos para saber onde ela estava e ela não atendeu. Em poucos minutos meu outro filho ligou perguntando por ela, nós respondemos que não sabíamos onde ela estava e ele disse: ‘a moto dela passou agora pouco em cima do carro da polícia’. Nós pensávamos que a polícia tinha apenas pegado a moto dela com alguma irregularidade e levado já que os documentos estavam em casa. Saímos procurando e não achamos ninguém. Quando ficamos sabendo ela já estava no hospital toda machucada e os acusados nós na sabemos nem notícia”, declarou ele.
“Até agora eu não sei de muitas coisas da minha filha. Ela só sabia estudar, não gostava de sair, vamos pedir a Deus para que ela se recupere. Eu estava comentando com os meus amigos que a gente vê essas coisas nas cidades grandes, em uma cidade dessas a gente nem imaginava que fosse acontecer”, relatou o pai da jovem. 
Estado de saúde das adolescentes é grave
As vítimas foram I.C.S, de 16 anos,  J.L.S, de 15 anos, D.R.F, de 17 anos e R.N.S.R, de 17 anos.
Ana Flávia Soares, assessora de comunicação do HUT (Hospital de Urgência de Teresina), informou que duas garotas estão em estado grave. A jovem de iniciais R.N.S.R, de 17 anos, está internada na UTI com traumatismo craniano e D.R.F, de 17 anos foi para o centro cirúrgico para fazer o procedimento de traqueostomia que é um método de respiração mecânica. As outras adolescentes seguem internadas em estado estável.
Um perito da Samdis (Serviço de Atenção às vítimas de Violência Sexual) da Maternidade Dona Evangelina Rosa, vai realizar perícia e exames nas quatro garotas que foram violentadas.
“Vamos lutar para que as providências sejam tomadas de forma mais rápida. O papel do Estado é lutar para combater a violência, mas nesse momento, principalmente, é cuidar da vítimas”, disse a vice-governadora do Estado Margarete Coelho, que foi prestar solidariedade as adolescentes em visita na manhã desta quinta-feira (28), no HUT.
Vitimas do estrupo
Image title
Fonte Portal meio norte

0 Comentários