G1 Ma: Chapadinha registra maior volume de chuva no Brasil, segundo Inmet

A cidade de Chapadinha, a 245 km de São Luis, registrou o maior volume de chuva nas últimas 24 horas em todo o país. De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até o momento, foram registrados 63,8 milímetros no município maranhense. Em segundo, ficou a cidade de Eirunepe, no Amazonas, que contabilizou um total de 59,6 milímetros.

Em relação ao estado do Maranhão, a segunda posição ficou com a região de Preguiças, em Barreirinhas, a 252 km de São Luís, com 48,6 milímetros, e seguindo em terceiro na lista vem a capital maranhense que após a tempestade desta madrugada (25) registrou 45,4 milímetros de água.

Conforme o Núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), já choveu em São Luís, só neste mês de março, um total de 250 milímetros. Para Hallan Cerqueira, meteorologista do Laboratório da Uema, a expectativa é que o período chuvoso na capital não ultrapasse 85 por cento, considerado um número normal para os especialistas.

“Apesar dessas chuvas estarem aparentemente muito normal, na verdade nós estamos com uma defasagem de 30%, ou seja, já choveu 60% e a expectativa é que não ultrapasse a média histórica. Se chegar em torno de 85% a gente já considera dentro do normal, mas a previsão é que fique abaixo do normal a dentro do normal”, explica.

No que diz respeito aos bairros mais atingidos pela chuva na região metropolitana de São Luís, Hallan acrescenta que pela falta de instrumento de medição em toda a cidade ainda não é possível ter uma localização exata, no entanto, ele afirma que atualmente dentro dos quatro pontos monitorados, o bairro do Turu é o que possui o maior índice pluviométrico.

“Com esforço nós temos hoje quatro pontos de medição na ilha, e justamente com esses quatro pontos de medição podemos perceber que o bairro que mais apresenta o índice pluviométrico mais elevado é a região do Turu”.

Na tarde desta quarta-feira (25) o Laboratório da Universidade Estadual do Maranhão irá divulgar o índice de chuva que atingiu a capital maranhense em alguns bairros com mais intensidade durante esta madrugada.
 G1 Ma

0 Comentários